Dica de exposição: im.fusion – MIS

Certamente, fazia mais de um ano e meio que eu não ia à uma exposição, desde quando se iniciou a pandemia. Mas, agora, como acabei de entrar de férias da minha faculdade (sim, estou indo para o quarto semestre, da minha segunda graduação), e estou em São Paulo, resolvi pesquisar sobre o que tinha de bacana acontecendo por aqui.

Foi aí que encontrei, pela internet, o im.fusion e só de ler do que se tratava, já me apaixonei! A exibição nos propõe uma reflexão sobre a forma como interagimos com o micro e o macro, em diferentes ambientes e contextos…

Então, agora, sob minha própria leitura, posso contar que o seu nome (im.fusion) faz jus à experiência, uma vez que, se trata de uma forma de nos colocar imersos (em fusão) com o ambiente criado. Tudo acontece em uma sala escura, com diversos sensores e projeções de efeitos especiais. A experiência se inicia com as moléculas e bactérias, que se desenvolvem e formam a diversidade de um ecossistema para, depois, finalizar com o universo como um todo.

Realmente, acredito que a intenção seja para repensar: o que estamos fazendo aqui? Que caminhos queremos seguir? E, digo mais, isto tudo me remete muito à uma questão que estou refletindo (e lendo sobre) ultimamente, que é: o reducionismo. Pois, acredito que, nos dias de hoje, estamos vivendo em um mundo muito simplista e dicotômico, no qual as especialidades são muitas, mas não há uma interação propriamente dita com o todo; ou melhor, esta interação é, na maioria das vezes, ignorada.

Portanto, para mim, esta experiência nos trás isso fortemente! A certeza de que o micro está contido no macro e, de nada adianta, queremos nos ‘ancorar’ às ‘certezas’ encontradas isoladamente, pois “o todo é maior do que a soma de suas partes”.

As visitas seguem protocolos das autoridades sanitárias no combate à pandemia. Sem necessidade de contato físico e com o limite de seis pessoas por sessão, o im.fusion conta com tratamento antibacteriano e equipamentos de filtragem do ar.

Se interessou? Ainda dá tempo de conferir! A exibição está sendo no MIS-SP Jardim Europa e vai até dia 18 de julho.

Saiba mais em: MIS – Museu da Imagem e do Som

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.