Dica de Livro – “MINDSET: A Nova Psicologia do Sucesso”

Este livro foi um dos que mais me ajudou a enxergar o mundo de forma diferente. Contra a lógica da cultura em que fui criada e da maior parte das crenças de instituições tradicionais, “MINDSET – A Nova Psicologia do Sucesso” me mostrou que, muitas vezes, a nossa própria mente acaba nos “sabotando”, sem que percebamos. Mas, a partir do momento que temos a ciência disso e que nós temos o poder da escolha de como queremos “encarar” isto, podemos mudar o rumo de nossos pensamentos, ou melhor, de nossas vidas!

Portanto, aproveito para compartilhar aqui com vocês, o que me pareceu mais relevante nesta leitura. As frases grifadas no livro, se tornam neste post, uma comparação entre os dois tipos de mindsets: o fixo e o de crescimento, acrescido de algumas considerações bem bacanas para refletirmos sobre o tema.

Enjoy ;)

“ESCOLHA! Mindsets são crenças e algo poderoso. Mas elas estão na sua mente. E você pode mudar a sua mente.”

  • Mindset Fixo – uma capacidade fixa, que precisa ser provada
  • Mindset de Crescimento – mutável, capaz de desenvolver-se pelo aprendizado

“Vir a ser é melhor do que ser. O mindset fixo não permite às pessoas o luxo de vir a ser. Elas precisam ser logo. Se você é alguém quando tem sucesso, o que é você quando fracassa?”

  • Mindset Fixo – esforço é ruim, indica que você não é inteligente o suficiente, nem talentoso, se fosse, não precisaria se esforçar
  • Mindset de Crescimento – esforço torna você inteligente e talentoso

“É uma ironia. O topo é o lugar onde os de mindsets fixo anseiam estar, mas é aí que muitos dos de mindset de crescimento chegam. Como consequência secundária de seu entusiasmo pelo que fazem.”

  • Mindset Fixo – conferem a um teste a capacidade de medir sua inteligência naquele momento e para sempre. Dão ao teste o poder de definir quem são e quem serão. É por isso que cada êxito é tão importante
  • Mindset de Crescimento – é preciso tempo para o potencial florescer

“Em algumas culturas, as pessoas achavam que era preciso aceitar a situação de cada um na vida. Sem tentar ir além.”

  • Minset Fixo – atribuem culpa à algo ou alguém quando fracassam, sempre arranjando desculpas
  • Mindset de Crescimento – fracasso não nos define, é um problema que tem que ser enfrentado e tratado e deles devemos extrair ensinamentos. Apesar disso, também ficam deprimidos, mas lidam com a situação com mais determinação

“Reverenciamos o talento nato. Gostamos de pensar em nossos campeões e ídolos como super heróis, que nasceram diferentes de nós. Não gostamos de pensar neles como pessoas relativamente comuns, que se tornaram extraordinárias por seu esforço. Pois, a maioria das pessoas, da mais valor aos dotes naturais do que à capacidade adquirida.”

  • Mindset Fixo – gira em torno de resultados. Se você fracassa (ou não for o melhor) tudo não passou de desperdício. Um perdedor será sempre um perdedor! Limita as realizações. Enche a mente das pessoas com pensamentos perturbadores, tornando sempre o esforço desagradável
  • Mindset de Crescimento – extrai o máximo da sua dedicação, independentemente do resultado. Dando valor ao processo como um todo 

“A capacidade de negociação, antes vista como uma habilidade fixa, com a qual as pessoas nasciam ou não, passou a ser vista como uma habilidade dinâmica, que pode ser cultivada e desenvolvida ao longo do tempo.”

  • Mindset Fixo – as adversidade os engessam, são sempre vítimas de forças externas
  • Mindset de Crescimento – as adversidades são desafios, até mesmo porque eles não precisam ser sempre melhores do que os outros, só precisam dar o melhor de si em tudo que fazem. O sucesso aqui é encarado muito mais com fazer o melhor possível, aprender e se aperfeiçoar

“Quando os pais dão aos filhos um ideal de Minset Fixo, estão pedindo que se adaptem ao modelo de criança brilhante e talentosa, ou então, serão considerados sem valor. Não há espaços para enganos, tampouco há espaço para a individualidade da criança – seus interesses, suas características, suas singularidades, seus desejos e valores.”

Apesar de uma pessoa nunca ser totalmente de um ou de outro mindset, como numa dicotomia, geralmente temos uma certa tendência à agir mais no fixo ou no de crescimento. Mas, diante de tudo isso, você deve estar se perguntando: Como nós podemos, então, exercitar mais o nosso mindset de crescimento?

Bem, não pense que isto seria como uma simples proclamação. Nos movemos em direção ao crescimento como se fosse uma jornada, uma longa jornada com muito empenho e persistência! Trabalho duro, tentando novas estratégias e buscando contribuições. O que envolve tempo, esforço e apoio mútuo. Saindo do julgamento e remando em direção ao aprendizado e ao ensinamento. O segredo é transformar o treinamento em diversão, dominar o processo. Lembre-se: “As crenças são a chave da felicidade (e da infelicidade).”

“Pesquisas recentes mostram que o cérebro se parece mais com um músculo: ele se modifica e se fortalece quando você o usa.” 

Portanto, sempre é tempo de recomeçar e fazer um bom uso dele.

Let’s? \o/

Um comentário em “Dica de Livro – “MINDSET: A Nova Psicologia do Sucesso”

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.