Tour de France para os Novatos

Acredito que você (ciclista ou não) já ouviu a falar, pelo menos uma vez , sobre o Le Tour de France. Considerado o maior evento de ciclismo do mundo, o Tour começou, nada menos, que no ano de 1903 e está em sua 104a edição (só não aconteceu nos anos da I e II Guerras Mundiais).

O TDF 2017 tem início neste sábado, 1 de julho, e termina dia 23. Ja imaginou pedalar 3.500 km em 21 dias? Pois é! Essa quilometragem toda é percorrida em um total de 23 dias, com somente dois de descanso. 


  • Como tudo começou

Acredite se quiser, mas o Tour começou com a finalidade de promover o jornal francês L’Auto, no ano de 1903. A ideia foi sugerida por um jornalista que pedalava e foi logo aceita pelo jornal. E assim nascia a maior prova de ciclismo do mundo!

  • Hoje em dia

Somente as Esquipes UCI World Tour e equipes convidadas podem competir na prova. A corrida é, basicamente, formada por três tipo de categorias de etapas: as Etapas Planas (Flat Stages), Contrarrelógio (Time Trails) e Etapas de Montanha (Mountain Stages).

O ganhador é quem tiver o menor tempo acumulado. A camisa pode ir mudando de ciclista, conforme quem estiver liderando o fim de cada etapa e o vencedor da prova é o ciclista que estiver vestindo a camisa amarela no fim da última etapa, que acaba todo ano (desde 1975) na Champs Élysées, em Paris.

  • Por que a camisa amarela?

Já sabemos que quem veste a camisa amarela é quem esta liderando a prova. Mas, por quê  a cor amarela? Bem, simplesmente porque era a cor do L’Auto. Sendo assim, as pessoas acabavam associando o amarelo ao jornal francês (bela sacada, hein?)

Além da camisa amarela, que é usada pelo vencedor da geral, existem também as camisas: verde, que é utilizada pelo melhor sprinter; branca de bolinhas vermelhas, que é utilizada pelo melhor escalador  e a branca, que é utilizada pelo melhor atleta sub25 (até 25 anos).

Já o dorsal – numeral do atleta que é colocado atrás da camisa – vermelho é utilizado pelo ciclista mais agressivo da etapa e o amarelo bebê, pela equipe que estiver liderando a prova.

Os outros 9 atletas das 22 diferentes equipes, devem vestir a mesma cor de camisa de sua equipe. Exceto pelo Campeão do Mundo, que veste a camisa especial de arco-íris (atualmente, o Peter Sagan) e pelo Campeão Nacional. *Obs: única ocasião que um ciclista campeão mundial deixa de vestir a camisa, é quando ele lidera uma volta, como o TDF.

  • Para que serve o pelotão?

O intuito deste grupo de ciclistas é para poupar energia e reduzir o vento contra ou cruzado. O ciclista que fica do meio para o final do pelotão pode poupar até 40% de energia, enquanto aqueles que puxam na frente têm menos chances de ganharem no final da etapa. Eles fazem isto para uma melhor estratégia de equipe.

Existem também as fugas (break away), que rompem o pelotão e saem na frente. Os ciclistas se revezam, afim de se ajudarem e fazerem quem está sozinho ou em desvantagem em sua equipe, acabar tendo que trabalhar mais duro para conseguir continuar no grupo.

Atrás dos atletas vai toda uma infraestrutura. Caravana com carros de apoio das equipes, organizadores da prova e mídia. Todos trabalhando para dar suporte ao ciclistas e divulgar a prova (ao vivo) para seus fãs do mundo todo.

Bem, espero que depois dessas dicas, quem ainda não estiver por dentro do ciclismo possa acompanhar o Tour nestes próximos dias e entender um pouquinho mais. #TDF2017

Confira o vídeo explicativo (em inglês):

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.