Relato da minha primeira prova de ciclismo – Desafio 3Hs – Bike Series

Eis aqui o relato da minha primeira prova de ciclismo, finalmente! Para quem me acompanha, sabe que eu pedalo há um tempo, mas ainda não tinha encarado uma prova de ciclismo. Por quê? Bom, primeiramente, não haviam muitas opções. Algumas competições eram duras demais para iniciar, outras eram em épocas em que eu não estava conseguindo treinar o suficiente, e outras ainda eram divulgadas meio que da noite para o dia, pela organização. Enfim, agora parece que o cenário está querendo mudar aqui no Brasil e rolando algumas novidades para os amadores.

Quando fiquei sabendo do Desafio 3 horas de ciclismo, última etapa da Bike Series, em Indaiatuba, não deu outra. Eu pensei: ‘é agora ou nunca!’ Rs. Circuito fechado, cada um faz no seu tempo, asfalto bom, infraestrutura impecável, tudo perfeito para eu começar. E para ajudar ainda mais, não fui sozinha. Corri de dupla mista com meu treinador.

7h00 | 19.11.16 | Autódromo Capuava

O lugar era maravilhoso, mas quando fomos dar a primeira volta ‘controlada’, o circuito de 2.700m já não parecia mais tão bonito assim. Curvas fechadas, subidas – para ser mais precisa, 62m de altimetria acumulada por volta – e, para dificultar ainda mais, muito vento! Ventava de todos os lados e direções, ainda mais por se tratar de um lugar aberto.

O vento ia aumentando, na medida em que os minutos se passavam. E, apesar de estarmos no mês de novembro, o termômetro marcava por volta de 14 graus. Mas, para quem gosta de frio, assim como eu, isso foi um ponto positivo – odeio muito calor e muito sol, para treinar então…

Bom, retomando… Quando acabou o reconhecimento, a prova foi iniciada. Minha dupla largou e após uns 20 – 30 minutos, eu entre no circuito. Nas primeiras voltas, o coração ficou ‘na boca’ em todos os momentos. Simplesmente não conseguia controlar a frequência. Nas subidas eu tentava manter um bom ritmo, mas nas descidas com curvas já não dava para arriscar muito. Pelo terreno ser técnico, era melhor ter um pouco mais de cautela.

Assim que completei três voltas, retornei para a área de revezamento e minha dupla entrou novamente. Nossa estratégia era não demorar muito para revezar para não ‘esfriar’. Nas outras vezes que entrei no circuito, já sentia que podia controlar melhor o batimento, mas minha ideia de que eu iria ‘evoluir’ durante a prova, assim como geralmente acontece nos treinos, não rolou.

Cada vez que eu entrava, o vento estava mais forte e a força das pernas estava menor. Nos momentos que minha dupla pedalava, eu aproveitava para me hidratar, alimentar e recuperar para a próxima. Era um cansaço diferente. Eu chegava ‘acabada’ para passar o chip para minha dupla, mas com o passar dos minutos conseguia me recuperar para pedalar novamente.

No final das 3 horas, estava certa de que tinha ‘dado o melhor de mim’. Por mais que quisesse muito um bom resultado, isto não estava em primeiro lugar. Eu estava ali vencendo uma barreira pessoal. Completar a prova de maneira ‘digna’ foi minha principal conquista e, de quebra, ainda conquistamos o 2o lugar do pódio!

Agora preciso encontrar meu próximo desafio. Borá?

3 comentários em “Relato da minha primeira prova de ciclismo – Desafio 3Hs – Bike Series

  1. Parabéns!! Que seja a primeira de muitas!! Tenho pela frente meu primeiro 12hs, mas venho treinando regularmente e já tenho um 6hs e dois 24hs na bagagem… espero que consiga concluir bem a prova!! Boa sorte nas próximas!!

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s