É hora de se reinventar

Beatriz Frias

Apesar de muitos dizerem que nosso destino está escrito, eu ainda prefiro acreditar no poder das nossas escolhas. E que, apesar de não termos o controle das circunstâncias do ambiente externo, podemos sim escolher diferentes caminhos através de nossas decisões do dia a dia.

Mas, que tipo de circunstâncias podem ser estas?

Bom, um exemplo nítido para nós brasileiros neste momento é a crise pela qual estamos passando. E digo ‘estamos’ no plural, pois ela acaba nos afetando, financeiramente falando. Uns mais, outros menos.

Eu já perdi a conta de quantas vezes me deparei com a frase: “Tire o ‘S’ da crise, CRIE”. Eu mesma já escrevi um artigo sobre a relação entre a crise e a oportunidade. O problema é que nem tudo é tão fácil quanto parece, não é mesmo?

O momento em que mais precisamos da criatividade, ela nos escapa. Até mesmo porque em situações de tensão e pressão, geralmente nossos processos de criação ficam um tanto quanto ‘capengas’.

Mas, será que a crise afeta somente o nosso bolso? Certamente não. Acredito que ela acaba interferindo muito mais. Ela está presente na energia do país, no coletivo, ou seja, na energia das pessoas.

Com isso, nossa vida – como um todo – pode acabar sofrendo uma certa ‘turbulência’. E, consequentemente, nosso estilo de vida também. Seja pela ansiedade, pelo desespero ou mesmo pelo desânimo, que vez ou outra pode nos contagiar.

Agora, retomando a relação entre a crise e a oportunidade, podemos aqui fazer uma simples comparação: como, por exemplo, nós precisamos engordar alguns quilinhos para, então, cuidar mais da alimentação e procurar outros métodos em nossa rotina.

Esta é uma regra básica. Tomamos uma atitude quando algo não parece bem. O que não é ruim. O pior – certamente – seria não conseguir reagir diante das más circunstâncias. Se errou ou percebeu que o caminho está errado, é possível corrigir a rota.

A mesma lógica também acaba sendo aplicada em outras áreas. Geralmente são nos momentos de angústia que nós nos superamos. Que conseguimos sair da nossa zona de conforto, para tentar algo diferente. São oportunidades de mudar, de recomeçar. De pensar em outras alternativas…

E é neste ponto que, na maioria das vezes, começamos a nos dar conta de certas oportunidades, as quais antes passariam sem sequer serem notadas. Daí, podemos concluir de que na crise, há a oportunidade.

Bem, mas eu não estou aqui para passar uma receita mágica, tampouco para dizer o que é pior ou melhor a ser feito. Vivemos todos em uma constante busca. É assim que aproveito para convidá-lo a encontrar o seu caminho, ao invés de procurar o caminho do outro. É hora de se reinventar.

 

Artigo publicado originalmente na Revista ARRASO | Design & Decor * edição n.64 *

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.