Marcio Atalla: Sua Vida em Movimento

Ontem fui conferir a palestra do Marcio Atalla no Congresso Empresarial da ACIPI (Associação Comercial de Piracicaba) e confesso que me surpreendi. O tema abordado foi “Sua Vida em Movimento” e o assunto mais falado foi nada mais nada menos que estilo de vida.

  • Quem é Marcio Atalla?

Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP, possui um quadro Medida Certa (série do programa Fantástico) e tornou-se uma das pessoas mais influentes e respeitadas na área da saúde do país.

Bem, primeiramente, não teria como eu me interessar mais pelo assunto discutido, pois eu acredito (e muito) no movimento. Para mim, a vida perde totalmente o sentido se não houver movimento, nós vivemos para isso! Melhor ainda é quando o movimento é incorporado no seu estilo de vida.

Mas, o que seria exatamente o tão falado Estilo de Vida? Segundo Atalla, é aquilo que você faz na maior parte dos seus dias e, na maioria das vezes, ele é determinado pelo meio ambiente.

Um dado que me chamou muito a atenção foi a porcentagem de pessoas acima do peso nos dias de hoje. Temos um total de 57% de pessoas acima do peso, as quais dão, em média, 2.200 passos por dia. Enquanto, em 1989, esta porcentagem era de 13.9%, as quais davam cerca de 10.000 passos por dia. Ou seja, houve uma mudança radical no estilo de vida das pessoas, o qual foi determinado pelo meio ambiente.

Para fazer um paralelo, vamos voltar alguns século atrás. Nossos ancestrais precisavam estocar energia para sobreviver, porque não sabiam quando iriam encontrar alimento novamente. Sendo assim, armazenar gordura era questão de sobrevivência. Diferente de hoje em dia que temos alimentos em abundância.

Desde que nossa espécie surgiu, o ser humano faz de tudo para poupar energia, nós agimos o tempo todo no automático. Se não mudarmos o nosso estilo de vida ele não vai mudar sozinho. Não adiantam falsas promessas, como produtos e receitas milagrosas. Devemos sempre pensar no longo prazo, de maneira sustentável (tema que já abordei algumas vezes).

Outro ponto muito interessante da palestra foi que a atividade física funciona igual qualquer processo de aprendizagem. Devemos fazer (treinar) um pouco todo dia. O importante é estar em movimento, seja por atividade programada (por exemplo, academia) ou não programada, como subir escadas.

Além de todos os benefícios que sabemos sobre nos exercitar, com a atividade nós também adquirimos mais massa muscular, a qual aumenta o metabolismo e sustenta o nosso corpo, nos dando mais autonomia. Uma vez que começamos a perder esta massa, perdemos também força e, consequentemente, nossa autonomia.

Por isso, devemos incorporar a atividade em nossa rotina. Assim como escovamos os dentes, também devemos nos exercitar.

E, por fim, Atalla falou a da importância de consumir produtos in natura, como, por exemplo: frutas, vegetais, castanhas, arroz, feijão… Pois os alimentos industrializados são produzidos com excesso de açúcar, sal e gordura, os quais devemos evitar.

Fiquei muito satisfeita de perceber que estou no caminho certo, até mesmo porque acredito muito nestes pontos abordados. Aliás, mais do que acredito, eu vivo. O movimento e a preocupação com a escolha dos alimentos fazem parte do meu estilo de vida. E assim, seguimos em busca.

 

Um comentário em “Marcio Atalla: Sua Vida em Movimento

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s