Descida das Escadas de Santos 2016

Créditos: Wilson Nascimento

Neste último final de semana, de 12 a 14 de fevereiro, o Morro do Pacheco acolheu a 14a edição da Descida das Escadas de Santos, a principal competição de downhill urbano (DHU) da América Latina. Depois de 13 anos nas escadas do Monte Serrat, a prova mudou de cenário para um percurso de 514 degraus, com 600 metros de extensão e desnível de 143 metros, equivalente a um edifício de 45 andares.

A prova reuniu cerca de 90 pilotos, contando com os melhores atletas do Brasil e do mundo. O novo circuito, bastante estreito e íngreme, certamente foi tido como desafio para todos. Para Wallace Miranda, que corre na Descida desde 2003:

A pista era bem rápida e divertida, mas já estava precisando de algumas mudanças e no Monte Serrat não tinha muito para onde ir. Achei bacana esta ideia de mudar o percurso para o Morro do Pacheco, pois tem mais opções de traçados para mudar o percurso, nos próximos anos. Além disso, a comunidade acolheu muito bem os atletas e o evento como um todo.

Infelizmente, ainda não foi desta vez que os brasileiros conseguiram desbancar Filip Polc, mais conhecido como Polcster (fusão de seu sobrenome com o apelido Monster). O eslovaco levou o sexto título, se tornando hexacampeão da Descida das Escadas de Santos, com um tempo de 58”895.

Mas foi por muito pouco, ou melhor, por 9 centésimos de segundo, que o brasileiro Lucas Borba (Audax/Shimano) não alcançou Polcster. Lucas, então vice-campeão, saiu bem satisfeito e com sensação de dever cumprido:

“Estou muito contente com a prova e com meu resultado. Certamente mostra que estamos no caminho certo e, no ano que vem, queremos trazer essa coroa para o Brasil.”

A emoção e a adrenalina dos pilotos contagiavam a todos. Desde moradores da comunidade até quem estava nos bastidores do evento. Uma vibe incrível!

” A prova foi fantástica, o nível técnico dos pilotos estava bem alto, andando rápido e achei que não iria conseguir baixar de 1 minuto nos treinos, mas na hora da prova consegui baixar. Fiquei feliz com o resultado da competição, o evento estava muito bem organizado. Com o pessoal todo gritando na pista, parecia que estavam todos dentro do meu capacete e achei isso demais! Estava preparado para vencer e queria muito ganhar, mas o nível estava muito forte. Agora, estou preparado para os próximos desafios e espero poder correr o circuito mundial do City Downhill World Tour.”  Conta o atleta Wallace Miranda, que conquistou a terceira colocação, com um tempo de 59”400.

A final foi transmitida ao vivo no Programa Esporte Espetacular da TV Globo. Confira aqui o vídeo dos 3 primeiros colocados:

Clique aqui para conferir mais fotos

* Confira mais detalhes no Site Oficial: descidadasescadasdesantos.com.br

Um comentário em “Descida das Escadas de Santos 2016

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.