O que devo saber para praticar Mountain Bike pela primeira vez?

Aprenda sobre MTB com Sergio Mantecón.

Para os iniciantes e amantes da bike, hoje temos uma entrevista super interessante do deporlovers, traduzida especialmente para os leitores do blog b e f r e e .

Mas, afinal… O que devo saber para praticar Mountain Bike pela primeira vez? Sergio Mantecón vai te guiar durante seu começo no MTB. Quer uma maneira melhor de aprender do que acompanhado do campeão espanhol de Cross Country? Confira as dicas do atleta Trek Factory Racing :

sergio-4

  • Que tipo de bicicleta comprar?

S. Mantecón: A bicicleta tem um papel mais secundário, uma vez que, você irá, pouco a pouco, tendo o domínio sobre ela e, depois de um tempo, vai sentir a necessidade de trocá-la. O primeiro passo é o esportista se acostumar com a bike. Não é necessário ter uma bike de alto nível para começar. Existem bicicletas de todos os preços e uma básica é suficiente. Também recomendo que procurem uma loja especializada para ser melhor assessorado sobre a melhor bicicleta comprar, segundo o tipo de terreno e o uso que irá fazer, já que dentro do MTB existem muitos tipos de bikes: bikes de passeio, de suspensão dianteira, de suspensão traseira, bikes mais focadas para descer…

  • A primeira bike de Sergio Mantecón

S. Mantecón: Eu comecei quando era criança com esse esporte e utilizava a bicicleta como meio de transporte. Gostava muito desta bike e, conforme comecei a pedalar mais, as peças começaram a ficar velhas e tive que ir renovando, até que precisei de uma nova bike. Aos 17 anos já corria no ‘juvenil’ e ganhei uma Bianchi de presente. Quando se chega a um certo nível e começa competir, é necessário dar um passo a mais e esta bike era mais moderna, atualizada e se notava a diferença. Existem pessoas que podem comprar bicicletas das melhores marcas e muitos ficam obcecados para ter sempre o melhor modelo. Mas, em minha opinião, isto não é necessário. Claro que você deve buscar algo que se sinta bem, mas é preciso também encontrar o meio termo de algo que realmente necessite em uma bike.

  • Vestuário e equipamentos essenciais

(Equipamentos de segurança)

S. Mantecón: Os equipamentos de segurança são muito importantes. O capacete é obrigatório. Já, as luvas são recomendadas não somente para que não machuquem as mãos, mas também nos momentos de queda, nos quais as mãos são as primeiras a serem apoiadas e é por isso que as luvas são uma proteção extra muito importantes! Os óculos também são essenciais, tanto para pedalar nas montanhas, quanto nas trilhas fechadas, devido aos ramos de árvores.

(Vestuário ideal)

S. Mantecón: Devemos usar calções cômodos, com um bom tecido que transpire para sair o suor. É importante que a roupa seja adequada. Quanto às sapatilhas, para começar, não é necessário que utilize os pedais com sistema de “encaixe”, mas quando começar a ter um pouco mais de domínio, certamente poderá pedalar melhor com esses pedais.

  • Se a sua intenção é se destacar no MTB…

S. Mantecón: Sobretudo, o principal é aproveitar os treinamentos e as competições, porque se estiver treinando bike esperando que o êxito seja algo imediato, não terá muito futuro. Neste esporte, você começa a treinar, mas os resultados realmente vem pouco a pouco, e quando se para por um período, perde-se muito rápido a forma. É um processo muito lento, que necessita de paciência e também aproveitar todos os momentos da bike, dos lugares e das pessoas.

  • A importância de um preparador físico

S. Mantecón: É muito importante ter um preparador físico para te guiar nos treinamentos e para se adaptar aos seus horários. Por exemplo, alguém que trabalha ou estuda poderá treinar somente em certos horários e o treinador deverá adaptar os treinos aos seus horários disponíveis. Portanto, eles são muito importantes, porque além dos treinos específicos ele te ajudará a se organizar melhor.

 

**Confira a entrevista original no site: deporlovers

Um comentário em “O que devo saber para praticar Mountain Bike pela primeira vez?

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.