Bate-papo com Gustavo Veloso

Hoje temos uma entrevista super exclusiva com o ciclista espanhol, que vestiu a camisa amarela na segunda etapa do Tour do Rio 2015 e, desde então, continuou como o líder da geral, consagrando-se campeão e mostrando para que veio!

Gustavo Veloso
Gustavo Veloso e Beatriz Frias | Tour do Rio 2015

Sobre

  • Nome: Gustavo César Veloso
  • Idade: 35 anos
  • Cidade natal: Vilagarcía de Arousa, Espanha.
  • Cidade onde vive: Vilagarcía de Arousa, Es.
  • Modalidade: ciclismo de estrada
  • Principais conquistas: 1° Etapa 5 – Volta a Portugal (2006); 1° Volta a Catalunya (2008); 1° Etapa 9 – Vuelta a Espanha (2009); 1° Etapa 8 – Volta a Portugal (2013), 2° Volta a Portugal (2013); 1° Etapa 9 – Volta a Portugal (2014); 1° Volta a Portugal (2014); 1° Etapa 6 e 9 – Volta a Portugal (2015); 1° Volta a Portugal 2015; 1° Etapa 2 Tour do Río 2015 , 1°Tour do Río 2015. 
  • Equipe atual: W52- Quinta da Lixa 

01. Algumas semanas antes de chegar ao Brasil, venceu também a Volta a Portugal, que aconteceu entre 29 de julho e 09 de agosto. Acredita que este feito o auxiliou para a vitória no Tour do Rio? As Voltas no Brasil se equiparam às da Europa? Se não, em que elas se diferem basicamente?

Veloso: A Volta a Portugal era o objetivo mais importante do ano, para mim e para minha equipe. O fato do Tour do Rio ser tão próximo, nos auxiliou para que estivéssemos em um grande momento de forma e com ritmo de competição. Sem dúvidas, este foi o maior motivo pelo qual conseguimos ganhar. A maior diferença é que no Tour do Rio as equipes são somente de 6 ciclistas, enquanto na Europa as equipes são formadas por 8 ou 9. Tornando, assim, a corrida mais difícil de controlar e mais aberta. Além disso, é visível também a diferença na infraestrutura nas provas.

02. Depois de ter sido vice-campeão no Tour do Rio em 2013 e 2014, edições em que o título ficou com outro espanhol, Oscar Sevilla, como foi a sensação de ter sido consagrado o grande campeão do Tour, neste ano?

Veloso: A verdade é que eu fui para o Rio com a intenção de conquistar a vitória. Foi o fechamento perfeito para minha temporada 2015.

03. Apesar da dramática chegada na última etapa, você chegou carregando sua bike nas costas, devido ao tombo que levou nos últimos 300 metros de prova. Como procura lidar com a pressão e o psicológico, em momentos como este?

Veloso: Na realidade, a pressão é mesmo no dia a dia, até o momento da última chegada. Mas, certamente, os quinze anos que tenho como profissional, me auxiliam a como gerir tudo isto. Existe uma norma da UCI que diz que quem sofre uma queda ou avaria nos últimos 3km, será contabilizado com o tempo do grupo. Por isso, não tinha pressa para cruzar a linha de chegada, após minha queda. Fui caminhando, porque a roda da frente da minha bicicleta se partiu e os carros de apoio já não estavam mais acompanhando o pelotão.

04. Há quanto tempo pratica o ciclismo e o que te motiva neste esporte?

Veloso: Há 18 anos que pratico, sendo 15 anos como ciclista profissional. Para me motivar só existe um motivo, ser apaixonado por esse esporte!

05. Depois desta maravilhosa temporada, qual será seu principal objetivo?

Veloso: Agora a minha temporada está praticamente terminando. Já penso em descansar e me recuperar para a próxima, ano que vem.

enhorabuena campeón:-)

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s