Para acompanhar uma competição de ciclismo é necessário, primeiramente, ficar por dentro das Gírias do ciclismo (clique aqui se ainda não conferiu o post) e, depois, saber basicamente como ela funciona. Então, seguem aqui algumas dicas, para os leigos no assunto:
Vamos começar explicando o que são aquelas camisas coloridas, que são utilizadas somente por alguns atletas:
Camisa Amarela: Essa é a camisa de maior prestígio, a camisa do líder da prova. O ciclista que usa amarelo é o atleta com o menor tempo acumulado, ele é o líder na Classificação Geral da prova.
Camisa de Bolinhas: O ciclista que tem a maior pontuação de montanha usa a camisa de bolinhas vermelhas, os pontos são dados quando o atleta chega ao topo de montanhas na frente.
Camisa Verde: Ela é dada ao ciclista que tem a maior pontuação, o atleta que consegue mais pontos nas metas volantes ou que ganha as etapas.
Camisa Branca: É dada ao melhor ciclista jovem, com até 23 anos, funciona como a camisa amarela.
Contagem do tempo
Quando o pelotão chega todo junto no final de uma etapa; trata-se de um sprint. Nesse caso todos os atletas que cruzarem a linha de chegada junto com o primeiro colocado da etapa, levam o mesmo tempo do ciclista que ganhou. Um caso a parte é quando uma queda acontece nos últimos 3km, todos os ciclistas envolvidos na queda não perdem tempo por ter caído, eles ficam com o mesmo tempo do pelotão.
Categorização de montanhas
Subidas são categorizadas de acordo com algumas regras internacionais. Mas a organização da prova pode alterar essa classificação quando necessário, veja como são categorizadas as subidas do Tour.
- Categoria 4: E a mais fácil, geralmente tem menos de 2km de extensão e por volta de 5% de inclinação. Ou com até 5km, com inclinação de 2 a 3 %;
- Categoria 3: Pode ter menos de 2km, mas com uma inclinação forte, aproximadamente 10%, ou com até 6km, com inclinação menor que 5%;
- Categoria 2: Pode ter 5 km, com inclinação média de 8%, ou com até 15km, com 4% de inclinação;
- Categoria 1: É a categoria mais difícil, pode ter de 8km, com média de 8%, ou até 20km, com inclinação média de 5%;
- Hors Catégorie (sem categoria): São montanhas extremamente longas e inclinadas, por exemplo, subidas com 10km e média de 7,5%, ou 25km com média de 6%.
Cálculo do percentual de subida
A inclinação das subidas no ciclismo, sempre são categorizadas de acordo com seu percentual de inclinação. Para chegar nesse percentual, é feita uma divisão entre o ganho de altitude e a distância percorrida. Por exemplo, se você passou por uma subida de 1km e você subiu 10 metros de altura, qual é o percentual dessa subida? É só dividir! 10 metros / 1000 metros = 0,01 ou 1%. Bem simples!
Essas são algumas dicas para você conseguir acompanhar melhor uma prova de ciclismo:-)
Fonte: site oficial do Tour do Rio