Como acompanhar uma prova de Ciclismo

Para acompanhar uma competição de ciclismo é necessário, primeiramente, ficar por dentro das Gírias do ciclismo (clique aqui se ainda não conferiu o post) e, depois, saber basicamente como ela funciona. Então, seguem aqui algumas dicas, para os leigos no assunto:

Vamos começar explicando o que são aquelas camisas coloridas, que são utilizadas somente por alguns atletas:

camisas-categorias4Camisa Amarela: Essa é a camisa de maior prestígio, a camisa do líder da prova. O ciclista que usa amarelo é o atleta com o menor tempo acumulado, ele é o líder na Classificação Geral da prova.

Camisa de Bolinhas: O ciclista que tem a maior pontuação de montanha usa a camisa de bolinhas vermelhas, os pontos são dados quando o atleta chega ao topo de montanhas na frente.

Camisa Verde: Ela é dada ao ciclista que tem a maior pontuação, o atleta que consegue mais pontos nas metas volantes ou que ganha as etapas.

Camisa Branca: É dada ao melhor ciclista jovem, com até 23 anos, funciona como a camisa amarela.

Contagem do tempo

Quando o pelotão chega todo junto no final de uma etapa; trata-se de um sprint. Nesse caso todos os atletas que cruzarem a linha de chegada junto com o primeiro colocado da etapa, levam o mesmo tempo do ciclista que ganhou. Um caso a parte é quando uma queda acontece nos últimos 3km, todos os ciclistas envolvidos na queda não perdem tempo por ter caído, eles ficam com o mesmo tempo do pelotão.

Categorização de montanhas

Subidas são categorizadas de acordo com algumas regras internacionais. Mas a organização da prova pode alterar essa classificação quando necessário, veja como são categorizadas as subidas do Tour.

  • Categoria 4: E a mais fácil, geralmente tem menos de 2km de extensão e por volta de 5% de inclinação. Ou com até 5km, com inclinação de 2 a 3 %;
  • Categoria 3: Pode ter menos de 2km, mas com uma inclinação forte, aproximadamente 10%, ou com até 6km, com inclinação menor que 5%;
  • Categoria 2: Pode ter 5 km, com inclinação média de 8%, ou com até 15km, com 4% de inclinação;
  • Categoria 1: É a categoria mais difícil, pode ter de 8km, com média de 8%, ou até 20km, com inclinação média de 5%;
  • Hors Catégorie (sem categoria): São montanhas extremamente longas e inclinadas, por exemplo, subidas com 10km e média de 7,5%, ou 25km com média de 6%.

Cálculo do percentual de subida

A inclinação das subidas no ciclismo, sempre são categorizadas de acordo com seu percentual de inclinação. Para chegar nesse percentual, é feita uma divisão entre o ganho de altitude e a distância percorrida. Por exemplo, se você passou por uma subida de 1km e você subiu 10 metros de altura, qual é o percentual dessa subida? É só dividir! 10 metros / 1000 metros = 0,01 ou 1%. Bem simples!

Essas são algumas dicas para você conseguir acompanhar melhor uma prova de ciclismo:-)

Fonte: site oficial do Tour do Rio

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.