Entrevista: Claudio Clarindo

Hoje temos uma entrevista super exclusiva com um dos 10 melhores ciclistas de longa distância do mundo: Claudio Clarindo! O ultraciclista, que cruzou os Estados Unidos pedalando pela quinta vez, nos conta um pouco de como foi esta super aventura!

Sobre: Claudio Clarindo

  • Nome: Claudio Clarindo de Oliveira
  • Idade: 38 anos
  • Cidade natal: Santos-SP
  • Modalidade: Ultraciclismo
  • Principais conquistas: Mais de 150 provas de triatlo, 7x IronmanBrasil, 1x Ironman Hawaii, bi-campeão 24h Fortaleza/Brasil (Ultracycling), vice-campeão extra-Distance 800k, vice-campeão 24h Sebring-FL/USA e 5x Race Across America (RAAM).
 
  • Há quanto tempo pratica o ciclismo e o que te motiva tanto neste esporte de duas rodas?

CLR: Desde o ano de 2002, quando realizei o primeiro recorde brasileiro de ciclismo de longa distância com 422km, entre as cidades de Santos-SP e Guaranésia-MG, não parei de realizar competições de ciclismo de longa duração. Comecei no triatlo em 1992 e estou no esporte, desde o início de minha adolescência. O amor ao esporte está embutido em minha vida, acredito que vivo este estilo de vida, poucas vezes viajei por lazer, na maioria das vezes a bike me acompanha! E por estes anos já percorri vários continentes.

  • Além de cruzar as costas oeste e leste dos Estados Unidos pedalando, praticamente sem parada, concluiu o desafio com uma média somente de uma hora de sono por dia. Como foi a sensação de completar a Race Across America (RAAM) pela quinta vez?

CLR: É surreal este feito! Sempre tive esta informação por revistas e sites especializados e achava que nós, brasileiros. iríamos completar uma ou outra RAAM, mas entrar no grupo seleto de 15 ciclistas mundiais (que possuem esta marca), nunca passou pela minha cabeça. Consegui qualificação, me inscrevi na RAAM por cinco vezes e completei todas! Me sinto muito honrado por isso, até mesmo porque me sacrifiquei bastante para que isto acontecesse.

  • Sendo agora o sul-americano e o primeiro brasileiro com maior número de RAAM completadas, certamente, durante sua jornada, devem ter acontecido inúmeros imprevistos. Como você procura lidar com a pressão e o psicológico nos momentos mais críticos? 

CLR: Nesta 5a RAAM, tudo deu errado! Para começar, meu carro de apoio furou duas vezes os pneus. No estado do Arizona o calor foi de 50*C, parecia o inferno! Subi as montanhas com 12000 Ft, às 3h da manhã (madrugada), hiper gelada -2*C, com mais 3 dias de chuvas torrenciais e algumas desavenças dentro da equipe, pelo cansaço e a preocupação de sermos cortados. Tive que ter uma certa gana de concluir a corrida! A minha equipe me ajudou em todos os momentos e sei que coloquei eles ao desgaste máximo! Tenho toda a certeza que foi uma aprendizagem GIGANTE de socialização e respeito ao próximo. Não é fácil um brasileiro ir para RAAM e concluir, tendo em vista a situação financeira do país. Eu sempre tenho pensar de dois lados: do atleta (força, garra, alimentação, foco, equipamentos, etc.) e do lado do diretor de equipe (verba para pagamento das despesas, divulgação, logística, compras e contratação). Não é nada fácil, me sinto um GUERREIRO BRASILEIRO! Sei que não podemos nos comparar com Europeus e Americanos, estamos abrindo a porta da frente, para que outros possam trilhar caminhos semelhantes. Cheguei na RAAM com uma enxada e uma foice e já consegui abrir algumas trilhas!

  • Sabemos que a RAAM é considerada a prova de ciclismo de longa distância mais difícil do mundo. Seu percurso, que totaliza quase em 5.000 km, é maior do que o do Tour de France. Quais são os pontos chaves na preparação para uma competição de ultracycling

CLR: A maior preparação, sempre vai ser a mente. Sempre digo: 70% mente e 30% corpo! Só que dos 30% corpo, você terá 5.000km para pedalar. Irá necessitar rodar todos os dias da preparação, mas terá que se conhecer e muito, pois a RAAM te coloca num ponto de humildade, sem precedentes. No mínimo, terá que pedalar durante 8 dias sem parar! E isso não é nada fácil. Poucos conseguem superar este desafio.

 
 
        **Confira no vídeo, em inglês, mais sobre a RAAM**

 

Um comentário em “Entrevista: Claudio Clarindo

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s