É Primavera!

Beatriz Frias

Quando menos esperamos, o ano já está acabando. Passa tão rápido que, de repente, já é Primavera! Primavera, época de reflorescimento. É o reflorescer da natureza e, de certa forma, de nossas vidas também.

Época em que o que plantamos e regamos durante o ano começa a ‘nascer’ (ou não). Em que começamos a notar os resultados do que fizemos nesses meses que passaram, quase que “num piscar de olhos”.

Também é nesta época em que as raias das piscinas e as academias começam a ficar mais cheias, seja pelo clima, seja pelo ‘projeto Verão’, que muitos sempre tentam reiniciar.

Sem falar nas artes, músicas e concertos inspirados nesta bela estação. Nestes dias mesmo, fui assistir ao Sonho de Primavera no Teatro do Engenho, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com regência de Jamil Maluf. Foi maravilhoso! A primeira parte contou com peças de Grieg e Villa Lobos e, na segunda, Ivan Vilela, que fez participação especial como solista em viola caipira.

Parece até estranho pensar numa viola tocando com uma orquestra, não é? Ao menos eu nunca havia escutado. Mas foi uma perfeita combinação! A interpretação do solista contagiava o público, refletia a sua paixão e transmitia sua paz e felicidade em tocar sua viola de uma forma tão humilde, mesmo sendo ele um músico tão profissional.

Entre as músicas, Vilela aproveitou para contar um pouco das tradições da viola caipira e cativava cada vez mais a plateia. Foi quando uma corda estourou e eu logo fiquei desesperada (por ele), pensando que não teria como continuar, ou teria que trocar a corda (risos). Porém, com muita calma e tranquilidade, ele não se importou com o acontecimento e continuou a sequencia normalmente.

Estou contando essa parte, pois isso me fez refletir sobre como eu, muitas vezes, passo por situações que são inesperadas e parece que se não for da maneira como planejei, não dará certo. Porém, isso acaba nos impedindo de fazer, de criar, de superar. Aliás, o que é dar certo?

Seja na música, no esporte, nas empresas, no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, estamos sempre lidando com esses momentos que nos ‘pegam de surpresa’. Quando são bons, ótimo! Porém, quando não são, temos que arranjar uma forma de lidar com eles. Tão simples assim? Não, isso acaba sendo um constante aprendizado…

Acredito que devemos, assim, tentar, de primavera em primavera, conseguir enxergar a beleza dos momentos, oportunidades e pessoas que passam pelas nossas vidas. Enfrentando, desta forma, o inesperado e o incerto. Planejamentos são muito bons para nos organizarmos e sabermos onde queremos chegar, mas são frágeis, até mesmo porque os fatores externos são incontroláveis. Mesmo que dê o seu máximo, não depende de você.

Por isso, não há regras, não há certo, não há errado. Existe sim, o que te faz feliz, o que te motiva, te instiga, te faz querer ser cada dia melhor. Existe a paixão como a qual o músico toca seu instrumento, a paixão que move atletas para se superarem dia a dia, a paixão que move empresários a buscarem fazer sua parte na comunidade.

Portanto, se eu posso dar uma dica, posso não saber muito bem qual seja ela, até mesmo porque somos seres humanos e diferentes uns dos outros. Porém posso dizer, seja qual for seu desejo, para começar hoje. Não deixe para segunda-feira, para o ano que vem, tampouco para a próxima Primavera. Assim como diria Mahatma Gandhi:  “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.

O tempo passa da mesma forma: é Primavera para quem fez ou deixou de fazer. Mas, pode ser também uma nova chance para recomeçar…

 

Artigo publicado originalmente na Revista ARRASO | Primavera Verão (do Jornal de Piracicaba) * edição n.44 *

2 comentários em “É Primavera!

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.