HAKA MTB4 🏆🚵🚵

Neste último feriado de 1º de Maio, Alexandre Biral e Lucas Pinto fizeram bonito na prova Haka MTB 4! Prova de 4 etapas (Stage Race), com, aproximadamente, 250km de Mountain Bike, que aconteceu em Campos do Jordão. Além de serem campeões na categoria dupla, ficaram em 2ª posição na geral.

 

Dia # 1 | Quinta | 01.05.14

Lucas: “A etapa de hoje foi bem dura e largou em uma subida onde já conseguimos nos destacar do pelotão quando lançamos um ataque, eu, meu amigo e parceiro de prova Alexandre Biral e um atleta da solo, que também é nosso amigo, Daniel Silvestrini. Iniciamos a prova num ritmo bem forte e mantivemos o passo até o final. A prova foi sobe e desce do começo ao fim, ‘judiando’ mesmo! Vários Single Trails bem legais e com nível técnico médio! Muito divertido de andar! Terminamos a prova na primeira colocação na categoria e geral!

Total1: 63km rodados | 1.614m de elevação | 3:13hs de duração

Confira a Etapa # 1 no ->Garmin Conect<-

Para aguentar firme todos os dias de prova eles não podiam descuidar da alimentação e recuperação entre as etapas. Começavam o dia com um café-da-manhã reforçado à base de sucos e pães e, assim, seguiam para o desafio, carregando: gel, gomas com eletrolíticos, malto e muita água…

Dia # 2 | Sexta | 02.05.14 

Lucas: ” Hoje a etapa foi marcada por duas escaladas. No início da etapa tivemos uma curta e dura subida onde novamente eu, meu parceiro Biral e o Daniel (solo) atacamos e conseguimos uma vantagem para o resto dos competidores. Mantivemos um passo firme e revezamos roda até a Serra. Na primeira Serra, que era longa (10 km), mas devido à inclinação não acentuada conseguimos manter um bom ritmo e ir quebrando o grupo de perseguidores. Ao final da Serra só um atleta ainda nos perseguia, mas no Down Hill depois da serra nos destacamos e na parte plana que havia depois colocamos um passo muito forte para confirmar a nossa fuga. A segunda Serra e mais dura, longa e inclinada, eu senti um pouco no começo, mas logo me recuperei e mantivemos o passo até mais ou menos a metade da serra, onde furou o pneu do Biral. Arrumamos rapidamente e, quando estávamos saindo, vimos um atleta se aproximando. Colocamos um ritmo firme e logo abrimos uma boa vantagem novamente. Tivemos que parar, mais uma vez, ao final da serra para calibrar o pneu da bike do Biral, mas fomos bem rápido e mantivemos a posição. Daí pra frente foi mais tranquilo e terminamos logo atrás do Daniel. Agora é comer, hidratar e recuperar que amanhã tem a Etapa mais dura!”

Total2: 70km rodados | 1.574m de elevação | 3:17hs de duração

Confira a Etapa # 2 no ->Garmin Conect<-

 

Como o desgaste é muito grande, para repor tudo que é gasto de energia entre as etapas, é necessário comer bastante, principalmente carboidratos. Por isso, após a prova, faziam macarrão (sendo que a cozinha era improvisada na porta-mala do carro), pela noite, comiam pizza e batata recheada. E entre as principais refeições, comiam basicamente: pão de milho, broa de milho, e torradas. E, claro, muita água!

Dia # 3 | Sábado | 03.05.14

Lucas: ”Hoje a marca da etapa foi a grande escalada da Serra do Quebra Perna, em Luminosa-MG. Largamos hoje de São Bento do Sapucaí. Tivemos uma estrada de terra plana por 7 km, onde nos mantivemos com o pelotão, guardando forças para a escalada mais dura. Logo atingimos a primeira escalada do dia, onde mantivemos o passo firme mas sem ataques e abrimos uma certa vantagem do pelotão, do qual dois atletas nos acompanharam! Logo tivemos uma longa descida bem íngreme e com curvas fechadas por onde chegamos à cidade de Luminosa, já no estado de Minas Gerais! Logo após a cidade começamos a escalada do dia que definiria a prova! Um dos atletas que acompanhou nossa fuga atacou logo no começo da Serra. Fomos conservadores e mantivemos o ritmo. Com menos de 1 km de subida, reassumimos a liderança e dai para frente mantivemos até o final! Depois dessa Serra tivemos uma forte e rápida descida de asfalto de 7 km. Logo após essa descida estávamos de volta à Campos do Jordão! Voltamos para a terra numa estradinha secundária, onde chegamos à última escalada do dia, que era mais suave, com alguns pontos com aclive maior. Depois tivemos, para fechar a prova, um Single Trail de mata bem fechada, com alguns troncos e raízes pelo caminho mas nada absurdo. Mais uma vez chegamos: eu, Biral e meu parceiro Daniel, juntos!

Total3: 62km rodados | 2.042m de elevação | 3:34hs de duração

Confira a Etapa # 3 no ->Garmin Conect<-

 

Na hora de dormir, nada de quartos, nem mordomia. Os competidores iam para seus respectivos barracas, num frio de 7ºC e lá descansavam até o início do outro dia. E, para garantir uma melhor recuperação do corpo, não podiam faltar cervejas 0% de álcool (algumas com álcool) e um utilizavam, também, um aparelho de estimulação elétrica dos músculos, que ajudava bastante.

Dia # 4 | Domingo | 04.05.14

Lucas: ”Etapa mais curta da competição, que pode ser resumida em uma descida muito técnica e uma longa subida! Na Etapa final a estratégia era largar com tudo para entrar na frente no Single Trail. Conseguimos isso, mas um pneu furado logo no início do Zig Zag nos colocou em último lugar, com aproximados 4 km de percurso. Consertamos o pneu em 6 minutos e continuamos a descer. Logo começamos a ultrapassar outros competidores, mas um pequeno problema na transmissão do meu parceiro Biral nos fez perder varias posições novamente! Problema resolvido e voltamos a descer! Depois de muitas ultrapassagens saímos do single e caímos em uma estrada de terra praticamente plana. Mantivemos uma passada alucinante até o inicio da Serra, que, apesar de longa, (10 km) era pouco inclinada e de chão bem batido. Subimos em um ritmo firme e constante. No final da etapa estávamos na terceira colocação geral e primeiros da categoria!

Total4: 43km rodados | 1.023m de elevação | 2:07hs de duração

Confira a Etapa # 4 no ->Garmin Conect<-

E, depois de muito esforço, mais uma etapa vencida com muita comemoração! Muito orgulho desta dupla campeã do Haka MTB 4 2014! Parabéns Alexandre Biral e Lucas Pinto, mandaram muito bem!

 

Lucas ainda complementa: ”Prova muito Top e muito bem organizada! Recomendo a todos que procuram uma competição por etapas! Circuito muito bem escolhido com percursos top e com alta dificuldade! Com certeza um evento que deve crescer e trazer mais emoção para o MTB brasileiro! Ano que vem, se tudo correr bem, estaremos lá novamente!

Fica aqui um vídeo bem bacana da prova para vocês:

Para conferir o site do Haka MTB4  ->clique aqui<-

 

 

2 comentários em “HAKA MTB4 🏆🚵🚵

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.