HAKA MTB4 ūüŹÜūüöĶūüöĶ

Neste √ļltimo feriado de 1¬ļ de Maio, Alexandre Biral e Lucas Pinto fizeram bonito na prova Haka MTB 4!¬†Prova de 4 etapas (Stage Race), com, aproximadamente, 250km¬†de Mountain Bike, que aconteceu¬†em Campos do Jord√£o. Al√©m de¬†serem campe√Ķes na categoria dupla, ficaram em 2¬™ posi√ß√£o na geral.

Dia # 1 | Quinta | 01.05.14

Lucas: “A etapa de hoje foi bem dura e largou em uma subida onde j√° conseguimos nos destacar do pelot√£o quando lan√ßamos um ataque, eu, meu amigo e parceiro de prova Alexandre Biral e um atleta da solo, que tamb√©m √© nosso amigo, Daniel Silvestrini.¬†Iniciamos a prova num ritmo bem forte e mantivemos o passo at√© o final. A prova foi sobe e desce do come√ßo ao fim, ‘judiando’ mesmo! V√°rios Single Trails bem legais e com n√≠vel t√©cnico m√©dio! Muito divertido de andar!¬†Terminamos a prova na primeira coloca√ß√£o na categoria e geral!

Total1: 63km rodados | 1.614m de elevação | 3:13hs de duração

Confira a Etapa # 1 no ->Garmin Conect<-

Para aguentar firme todos os dias de prova eles n√£o podiam descuidar da alimenta√ß√£o e recupera√ß√£o¬†entre as etapas. Come√ßavam o dia com um caf√©-da-manh√£ refor√ßado √† base de sucos e p√£es e, assim, seguiam para o desafio, carregando: gel, gomas com eletrol√≠ticos, malto e muita √°gua…

Dia # 2 | Sexta | 02.05.14

Lucas: ” Hoje a etapa foi marcada por duas escaladas. No in√≠cio da etapa tivemos uma curta e dura subida onde novamente eu, meu parceiro Biral e o Daniel (solo) atacamos e conseguimos uma vantagem para o resto dos competidores. Mantivemos um passo firme e revezamos roda at√© a Serra.¬†Na primeira Serra, que era longa (10 km), mas devido √† inclina√ß√£o n√£o acentuada conseguimos manter um bom ritmo e ir quebrando o grupo de perseguidores. Ao final da Serra s√≥ um atleta ainda nos perseguia, mas no Down Hill depois da serra nos destacamos e na parte plana que havia depois colocamos um passo muito forte para confirmar a nossa fuga.¬†A segunda Serra e mais dura, longa e inclinada, eu senti um pouco no come√ßo, mas logo me recuperei e mantivemos o passo at√© mais ou menos a metade da serra, onde furou o pneu do Biral. Arrumamos rapidamente e, quando est√°vamos saindo, vimos um atleta se aproximando. Colocamos um ritmo firme e logo abrimos uma boa vantagem novamente.¬†Tivemos que parar, mais uma vez, ao final da serra para calibrar o pneu da bike do Biral, mas fomos bem r√°pido e mantivemos a posi√ß√£o.¬†Da√≠ pra frente foi mais tranquilo e terminamos logo atr√°s do Daniel.¬†Agora √© comer, hidratar e recuperar que amanh√£ tem a Etapa mais dura!”

Total2: 70km rodados | 1.574m de elevação | 3:17hs de duração

Confira a Etapa # 2 no ->Garmin Conect<-

Como o desgaste √© muito grande, para repor tudo que √© gasto de energia entre as etapas, √© necess√°rio comer bastante, principalmente carboidratos. Por isso, ap√≥s a prova, faziam macarr√£o (sendo que a cozinha era improvisada na porta-mala do carro), pela noite, comiam pizza e batata recheada. E entre as principais refei√ß√Ķes, comiam¬†basicamente: p√£o de milho, broa de milho, e torradas. E, claro, muita¬†√°gua!

Dia # 3 | Sábado | 03.05.14

Lucas: ”Hoje a marca da etapa foi a grande escalada da Serra do Quebra Perna, em Luminosa-MG.¬†Largamos hoje de S√£o Bento do Sapuca√≠. Tivemos uma estrada de terra plana por 7 km, onde nos mantivemos com o pelot√£o, guardando for√ßas para a escalada mais dura.¬†Logo atingimos a primeira escalada do dia, onde mantivemos o passo firme mas sem ataques e abrimos uma certa vantagem do pelot√£o, do qual dois atletas nos acompanharam! Logo tivemos uma longa descida bem √≠ngreme¬†e com curvas fechadas por¬†onde chegamos √† cidade de Luminosa, j√° no estado de Minas Gerais!¬†Logo ap√≥s a cidade come√ßamos a escalada do dia que definiria a prova!¬†Um dos atletas que acompanhou nossa fuga atacou logo no come√ßo da Serra. Fomos conservadores e mantivemos o ritmo. Com menos de 1 km de subida, reassumimos a lideran√ßa e dai para frente mantivemos at√© o final!¬†Depois dessa Serra tivemos uma forte e r√°pida descida de asfalto de 7 km.¬†Logo ap√≥s essa descida est√°vamos de volta √† Campos do Jord√£o! Voltamos para a terra numa estradinha secund√°ria, onde chegamos √† √ļltima escalada do dia, que era mais suave, com alguns pontos com aclive maior.¬†Depois tivemos, para fechar a prova, um Single Trail de mata bem fechada, com alguns troncos e ra√≠zes pelo caminho mas nada absurdo.¬†Mais uma vez chegamos: eu, Biral e meu parceiro Daniel, juntos!

Total3: 62km rodados | 2.042m de elevação | 3:34hs de duração

Confira a Etapa # 3 no ->Garmin Conect<-

Na hora de dormir, nada de quartos, nem mordomia. Os competidores iam para seus respectivos barracas, num frio de 7¬ļC e l√° descansavam at√© o in√≠cio do outro dia. E, para garantir uma melhor recupera√ß√£o do corpo, n√£o podiam faltar¬†cervejas 0% de √°lcool (algumas com √°lcool) e um utilizavam, tamb√©m, um aparelho de estimula√ß√£o el√©trica dos m√ļsculos,¬†que ajudava bastante.

Dia # 4 | Domingo | 04.05.14

Lucas: ”Etapa mais curta da competi√ß√£o, que pode ser resumida em uma descida muito t√©cnica e uma longa subida!¬†Na Etapa final a estrat√©gia era largar com tudo para entrar na frente no Single Trail. Conseguimos isso, mas um pneu furado logo no in√≠cio do Zig Zag nos colocou em √ļltimo lugar, com aproximados 4 km de percurso.¬†Consertamos o pneu em 6 minutos e continuamos a descer. Logo come√ßamos a ultrapassar outros competidores, mas um pequeno problema na transmiss√£o do meu parceiro Biral nos fez perder varias posi√ß√Ķes novamente!¬†Problema resolvido e voltamos a descer! Depois de muitas ultrapassagens sa√≠mos do single e ca√≠mos em uma estrada de terra praticamente plana.¬†Mantivemos uma passada alucinante at√© o inicio da Serra, que, apesar de longa, (10 km) era pouco inclinada e de ch√£o bem batido.¬†Subimos em um ritmo firme e constante.¬†No final da etapa est√°vamos na terceira coloca√ß√£o geral e primeiros da categoria!

Total4: 43km rodados | 1.023m de elevação | 2:07hs de duração

Confira a Etapa # 4 no ->Garmin Conect<-

E, depois de muito esforço, mais uma etapa vencida com muita comemoração! Muito orgulho desta dupla campeã do Haka MTB 4 2014! Parabéns Alexandre Biral e Lucas Pinto, mandaram muito bem!

Lucas ainda complementa: ”Prova muito Top e muito bem organizada! Recomendo a todos que procuram uma competi√ß√£o por etapas!¬†Circuito muito bem escolhido com percursos top e com alta dificuldade!¬†Com certeza um evento que deve crescer e trazer mais emo√ß√£o para o MTB brasileiro! Ano que vem, se tudo correr bem, estaremos l√° novamente!

Fica aqui um vídeo bem bacana da prova para vocês:

Para conferir o site do Haka MTB4  ->clique aqui<-

2 coment√°rios em “HAKA MTB4 ūüŹÜūüöĶūüöĶ

Participe comentando ūüí¨

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em coment√°rios s√£o processados.