O Famoso Projeto Noiva… O que mesmo?

Beatriz Frias

Casamento marcado, começando os preparativos, lista de convidados, local, igreja, vestido… Ah, quase ia me esquecendo, emagrecer, é claro! E assim é dado o início de mais um Projeto Noiva em Forma. Simples assim? Calma, nem tanto…

As mulheres estão sempre em busca dos seus dois quilinhos a menos, das reparações e do corpo perfeito, mas, na maioria das vezes, se esquecem da saúde. Precisa-se pensar mais a longo prazo, de uma forma que seja sustentável.

Acho muito bacana quando alguém ou algo nos motiva a atingir nossos objetivos, melhor ainda quando é o seu parceiro. Porém, é necessário que se tenha em mente que para conseguir manter esta “nova forma”, este objetivo, a força vai ter que sair de dentro de si mesma e se tornará uma forma de satisfação pessoal. Algo que te deixe muito bem e que faça sentido para você. Caso contrário, a motivação acabará logo logo.

Tudo bem, começo é SEMPRE difícil! Até mesmo por isso, muitas pessoas buscam maneiras mais rápidas e “eficientes”. Porém, em algum momento, isto reverterá contra você mesma, na medida em que, ninguém consegue manter uma dieta maluca, tampouco exercícios físicos ou esportes aos quais não se identifica. Tudo é uma questão de encontrar qual o seu jeito de ser saudável e, depois disso: foco, disciplina e paciência. Aos poucos, isto irá se tornando um hábito e, naturalmente, será incorporado na sua rotina, tanto quanto escovar os dentes.

Em primeiro lugar, é preciso controlar ansiedade para que ela não atrapalhe seu grande dia. Algumas mulheres, quando muito ansiosas, acabam ficando totalmente sem fome e outras, começam a comer compulsivamente, ganhando alguns quilinhos.

Nem uma coisa, nem outra. O ideal é que a dieta seja balanceada durante todo o período que antecede o casamento, inclusive no dia, para que tudo saia perfeito. Casamento marcado, o momento pode ser perfeito para procurar uma nutricionista.

Vale reforçar que dietas malucas para perder muitos quilos em poucos dias devem ser deixadas de lado, pois costumam ser pobres em nutrientes e você pode ficar com a imunidade muito baixa. Independente da dieta, seguem algumas dicas:

  •  Faça as refeições principais e lanches intermediários;
  •  Substitua carboidratos simples, como pão, macarrão, arroz, por integrais;
  •  Coma frutas e vegetais em abundância;
  •  Evite frituras, molhos gordurosos, doces;
  •  Escolha proteínas magras: queijo magro, leite desnatado, peito do frango, carnes magras, ovos e peixes.
  •  Substitua os refrigerantes e bebidas alcoólicas por água e suco natural;

E como fazer para não sair da dieta nos dias das provas de buffet e doces? Utilize o bom senso e compense os exageros nos dias seguintes.

Aliada à alimentação balanceada, adote a prática diária de exercícios físicos, nem que seja uma caminhada pela manhã ou no final da tarde. Musculação, treinamento funcional, aulas de pilates e ioga, também podem te ajudar muito no fortalecimento e alongamento.

Nadar, andar de bicicleta ou fazer aula de dança também são atividades físicas e você nem vai sentir que está queimando calorias enquanto se diverte.

A prática de qualquer exercício ajuda a fortalecer a mente, deixando uma sensação de bem-estar e paz, além de ajudar a controlar a ansiedade. E isso é muito importante, principalmente na reta final.

Também não descuide do sono. Noites bem-dormidas são essenciais para que sua aparência esteja impecável no dia do casamento e para que você tenha muita disposição para começar a vida a dois.

Mas, espera aí, e onde os noivos ficam nessa? Realmente, os homens também andam muito vaidosos. E então, por que não juntar as forças do casal para aproveitar e transformar o ‘projeto noiva’ em um ‘projeto noivos em forma’?

Além de um acabar motivando o outro, podem também continuar tudo isso depois de casados. Procurando, pelo menos, aos finais de semana praticar uma atividade física juntos e manter um cardápio mais saudável dentro de casa. Que tal?

 

Artigo publicado originalmente na Revista ARRASO | Noivas (do Jornal de Piracicaba) * edição n.37 *

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.