E agora? Qual será a ‘nova dieta’?

E, mais uma vez, sai ganhando quem tem uma alimentação balanceada…

 

   Durante um bom tempo, a dieta da proteína fez muito sucesso. Inúmeras pessoas lendo e seguindo um cardápio exagerado neste grupo alimentar e deixando de lado os carboidratos e, até mesmo, frutas e verduras. Acontece que, desses dias para cá, diversos sites, jornais e portais divulgaram o perigo do excesso de proteína animal na meia-idade (entre 50 e 65 anos). Dizendo que, isto pode aumentar o  risco de morte por câncer.

   A literatura médica, mais especificamente, registra que o consumo elevado de carne processada pode aumentar em 35% a  incidência de câncer no intestino. Isto tudo sem falar no risco da diabetes. Para o grupo de maior consumo, as chances de morte por diabetes são 3 vezes maiores em relação ao grupo de menor consumo.

   Eu, como não sou profissional da saúde, acredito que não tenho como dizer o que seria o certo ou o errado. Porém, acredito que nós, como homens e mulheres pensantes, temos o dever de extrair os conhecimentos e fazer um filtro do que seria o bom senso. Digo bom senso, não senso comum. Porque nos dias de hoje, infelizmente, existem muitas ondas de: ora isso é bom, ora isso é ruim. Quando, em meu ponto de vista, seria muito melhor se buscássemos um equilíbrio. E agora? Qual será a ‘nova dieta’? Rs.

📌Links de referência: EXAME.com  | Folha Online  | globo.com

Beatriz Frias®

8 comentários em “E agora? Qual será a ‘nova dieta’?

  1. Pois é, Beatriz. O que tem de aventureiros de dieta nas temporadas é impressionante. E também pessoas – seriam profissionais? – querendo tirar uma casquinha do desespero alheio. É aí que reside a diferença do bom senso e do senso comum. Parabéns pelo post.

  2. Eu só sei que controlei a minha alimentação sem “cortar” muitas coisas e assim emagreci 35Kg. Sem extremos e com um mínimo de cuidado em relação às coisas que sabemos que não faz muito bem (frituras, doces, refrigerantes, etc. etc. etc.). Nunca segui determinadas dietas porque tudo que é excessivamente restritivo, eu penso, chega num ponto de compensação onde a pessoa vai querer extrapolar. Mantenho meu peso há alguns anos da mesma forma e com bastante atividade física.
    Equilíbrio, falou tudo Be.
    Bjs e bons treinos.
    Milton – http://www.vintesemanas.com.br

    1. Que ótimo Milton!! O engraçado é que, muitas vezes, as pessoas buscam fazer coisas mirabolantes, quando a saída é mais simples do que imaginam, não é mesmo?! Obrigada pela suas palavras aqui. Nada como um exemplo real… Bjs e ótimos treinos pra você também.

  3. Oi Be! É um tema bastante complicado de opinar, mas deixo o contra-ponto de um especialista para que essas manchetes sensacionalistas não confundam os leitores do seu blog. Eu que sigo uma dieta low-carb/paleo não quis me meter na discussão hehehe. Mas acho que é interessante ao menos você ter mais informação para então poder formar uma opinião. Ps: low-carb/paleo não dieta da proteína e sim uma alimentação baseada em comida de VERDADE rs. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/?m=1
    Bjo Diego

    1. Diego, obrigada pelas dicas aqui. Cada um deve se informar e sentir o que é melhor para si mesmo, pois informações e pontos de vistas (mesmo de profissionais) é o que não faltam hoje em dia. Coloquei aqui o tema como um objeto mesmo de reflexão e de eu expor meu ponto de vista sobre estes assuntos um tanto quanto polêmicos na mídia. Vou dar uma olhada no site. Bjs.

  4. Be, tu sabes que não sou bem certa das ideias..pois no ano passado resolvi fazer a tal dieta Dukan. Quase me atirei pela janela e quase matei meio mundo. As pessoas não podiam me olhar que eu xingava, de tão irritada que fiquei. Disseste tudo: equilíbrio!!!!!! Um abraço

    1. Deysi, fica tranquila! Você e mais milhares de pessoas fizeram! Rs. Eu procuro não abusar dos carboidratos, mas pra gente que treina ainda não tem como ficar sem eles, né?! Obrigada pelo recadinho aqui querida. Bjs.

Participe comentando 💬

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.