Há milhares de anos atrás, quando ainda não existiam fábricas, tampouco produtos industrializados, os homens tinham que ir atrás do seu alimento para sua sobrevivência. Tarefas como: caçar, matar, limpar, buscar água, entre outras, faziam parte do seu dia-a-dia. Com isso, o corpo agia de forma inteligente a fim de economizar o máximo de energia, ou seja, quando ele percebia que o indivíduo demorava muito para se alimentar, o metabolismo começava a desacelerar e, no momento da próxima refeição, formava um “estoque“, uma vez que não se sabia quando iria digerir um alimento novamente. Até aí tudo bem… porém, nos dias de hoje, em tempos de abundância, nossa rotina mudou (e muito!) e o nosso corpo ainda funciona como antigamente.
Desta maneira, fica claro o motivo pelo qual você sempre escuta que é necessário comer de 5 a 6 vezes ao dia, atentando-se sempre à quantidade e, principalmente, à qualidade dos alimentos.
**Uma boa dica para a correria do dia é levar sempre um lanchinho com você, como, por exemplo: frutas, yogourt e castanhas (cuidado com as barras de cereais, pois estas parecem saudáveis, mas, na maioria das vezes, possuem uma quantidade muito grande de açúcar e pouca fibra.)**
Beatriz Frias®